RSS

Baratas: Prejuízos Causados ao Homem

20 Abr

É provável que o dano gerado pelas baratas mais repudiado pela população seja o susto ou medo e a sensação de asco causados a muitas pessoas, considerados justificativa suficiente de muitos para a total eliminação desses insetos. No entanto, outros danos mais graves também dão base a essa luta.

As baratas não causam danos relevantes para a agricultura. Elas são mais importantes do ponto de vista domissanitário: adaptaram-se ao ambiente doméstico, onde danificam alimentos e roupas e disseminam doenças. Por isso são consideradas “pragas urbanas”.

Entre os principais prejuízos causados ao homem podem ser citados:

Ingestão de alimentos. Não é significante por ser em poucas quantidades.

Depreciação de alimentos. Ao caminhar ou viver sobre a comida, as baratas defecam e a contaminam. Além disso, elas possuem secreção repugnante liberada por glândulas , a qual tem um odor nauseabundo característico, o “cheiro de barata”. Tudo isso torna o alimento impróprio para o consumo. Desta forma, pode-se afirmar que estes insetos provocam danos mais expressivos aos alimentos em termos qualitativos que quantitativos.

Danos a livros, roupas e documentos, devido à deposição de fezes e ootecas ou à ação de roer.

Susto, medo e nojo causado a muitas pessoas.

Fonte de alimento para outros animais. Escorpiões, lagartixas, aranhas e outros animais indesejáveis que se alimentam de baratas são atraídos pela presença destas, levando indiretamente a maiores danos.

Transmissão de agentes patogênicos ao homem e aos animais domésticos. Talvez essa seja a principal razão do combate às       baratas. Acredita-se que elas, depois da mosca doméstica, são os animais que mais facilmente transportam germes de doenças de um local para outro (principalmente bactérias e protozoários), podendo transportar cerca de 40 bactérias patogênicas diferentes, das quais 25 são Enterobacteriaceae, organismos responsáveis por gastrenterites no homem. Esses insetos podem também ser hospedeiros intermediários de helmintos patogênicos (vermes) e carregar ovos e larvas, além de vírus, protozoários e fungos.

Várias espécies de seres vivos apresentam algum tipo de associação com as baratas. Entre estes podem ser destacados: Bacterióides: são partículas intracelulares, não são patógenos importantes do homem. Encontradas no tecido adiposo, dentro de ovos e embriões de baratas. Essa associação é provavelmente benéfica a ambos atores.

Protozoários: necessários para a sobrevivência das baratas que comem madeira porque produzem celulase, enzima que digere a madeira, permitindo seu aproveitamento pelas baratas. Alguns protozoários causadores de doenças ao homem e seus cistos podem ser transportados por estes insetos.

Vírus: agentes da poliomielite já foram encontrados em Blattella germanica, Periplaneta americana e Periplaneta brunnea.

Bactérias: diferentes espécies de Micrococcus, Salmonella, Bacillus, Mycobacterium e outros gêneros, incluindo espécies causadoras de doenças, como Mycobacterium leprae (causador do mal de Hansen ou lepra), são transportados e disseminados por esses insetos.

Fungos: muitos fungos são encontrados em baratas, alguns causadores de doenças ao homem.

Vermes: dentre muitos, estão o Ancylostoma duodenale e Necator americanus, encontrados na P. americana, causadores do amarelão. Trichiurus trichiura, um parasita do intestino grosso causador da tricuríase, também é encontrado em P. americana, B. germanica e outras espécies.

As baratas adquirirem agentes patogênicos por viverem e se alimentarem em latrinas, fossas, esgotos, lixo, cadáveres, etc., e os veiculam por suas fezes, secreções, ao morrerem, ou simplesmente na sua locomoção, quando germes podem cair de suas patas ou corpo.

Fonte: http://www.ibaraki.com.br/barata-prejuizos-causados-ao-homem.htm

About these ads
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em Abril 20, 2011 in Mundo animal

 

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: