RSS

Alfabeto grego

28 Abr

GREGO

Dizem que a palavra alfabeto é uma junção das duas primeiras letras do alfabeto grego: Alfa + Beta – correspondentes ao nosso a e b. Entretanto a segunda letra é chamada de Vita e não de Beta; no alfabeto semítico que ela é chamada de Beth ou Beta…

O alfabeto utilizado para escrever a língua grega baseia-se no alfabeto fenício – desenvolvido muitos séculos antes de Cristo – tanto que os antigos gregos chamavam as letras de “letras dos fenícios”. O fenício é uma língua semítica antiga que foi falada nas cidades de Tiro e Biblos, na Fenícia (Ásia antiga), atual Líbano.

O semítico (pertencente ou relativo aos semitas – judeus) é um grupo de línguas da família camito-semítica, que compreende dois subgrupos: o oriental, representado pelo assírio, e o ocidental, com um tronco setentrional, ao qual pertencem o cananeu e o aramaico, e um tronco meridional, do qual fazem parte o árabe, o sabeu e o etiópico.

Inicialmente, o alfabeto grego era composto apenas de símbolos maiúsculos e todas as inscrições eram habitualmente entalhadas em letras maiúsculas. Os minúsculos foram criadas no Período Helenístico e popularizaram-se muito mais tarde; as minúsculas tornaram-se de uso corrente durante a Idade Média, do século VIII em diante.

Originariamente existiram variantes do alfabeto grego, sendo as mais importantes a ocidental Calcídica e a oriental Jônica. O Grego é uma língua das mais flexíveis e harmoniosas de todas as línguas indo-europeias.

Dividia-se em quatro dialetos muito semelhantes: o ático, o jônico, o dórico e o eólico. Homero escreveu no jônico antigo, Píndaro em dórico e Safo em eólico.

A variante ocidental originou o alfabeto etrusco (relativo à Etrúria ou Tirrênia – Itália antiga) e daí o alfabeto romano. Atenas adotou no ano 403 antes de Cristo a variante oriental dando lugar a que pouco depois desaparecessem as demais formas existentes do alfabeto.

Já nesta época o grego escrevia-se da esquerda para a direita, enquanto que num princípio a maneira de o escrever era alternadamente da esquerda para a direita e da direita para a esquerda, de maneira que se começava pelo lado em que se tinha concluído a linha anterior, invertendo todos os caracteres em dito processo.

Hoje em dia, no mundo inteiro, as letras do alfabeto grego ainda são muito utilizadas nas ciências, principalmente na Matemática e na Física.

Quanto aos numerais, desde o século II são utilizadas para a maior parte dos números as próprias letras seguidas de apóstrofo (α’ = 1, β’ = 2, por exemplo). Há símbolos específicos somente para alguns poucos números, como por exemplo o “sampi”: ?’ = 900).

Curiosidade: Na simbologia, Alfa é a primeira letra do alfabeto grego e Omega, a última. Por isso, representam o começo e o fim, respectivamente.

Alfabeto Grego – Ελληνικό Αλφάβητο – Greek Alphabet

Há um total de vinte e quatro letras (originalmente eram as 22 do alfabeto fenício), sendo que dezessete são consoantes e sete são vogais?… O fator inovador introduzido com o alfabeto grego são as vogais. As primeiras vogais foram Alfa, Épsilon, Iota, Ômikron e Ípsilon (identificadas na cor cinza da tabela abaixo).

Em ordem: Alfa, Vita, Ghama, Dhelta, Épsilon, Zita, Ita, Thita, Iota, Kapa, Lamdha, Mi, Ni, Ksi, Ômikron, Pi, Ro, Sigma, Taf, Ípsilon, Fi, Khi, Psi e Omegha.

Observações:

– Ghama* (faz som de “GH” antes de α, ο, ου e ω; de “Y” antes de αι, ε, ει, η, ι, υ, e οι; e de “N” antes de γ, κ, χ)

– Ômicron* (o) e Omega (ω) têm exatamente o mesmo som. Da mesma forma, as letras ita (η), iota (ι) e ípsilon (υ) se pronunciam da mesma forma, como a letra “i” em português.

– Omega* (o nome da letra é paroxítono e não proparoxítono como se convencionou dizer no Brasil, portanto a pronúncia correta é “omégha” e não “ômega”)

– A letra ípsilon (υ) tem sons diferentes depois de vogais, conforme explicação a seguir:

  • αυ: faz som de “AV” antes de outra vogal, ou de β, γ, δ, ζ, λ, μ, ν, ρ (ou seja, antes de consoantes sonoras e de líquidas). Faz som de “AF” antes de θ, κ, ξ, π, σ, τ, ψ (ou seja, antes de consoantes surdas) e no final da palavra.
  • ευ: faz som de “EV” antes de outra vogal, ou de β, γ, δ, ζ, λ, μ, ν, ρ. Faz som de “ΕF” antes de θ, κ, ξ, π, σ, τ, ψ e no final da palavra.
  • ηυ: faz som de “IV” antes de outra vogal, ou de β, γ, δ, ζ, λ, μ, ν, ρ. Faz som de “IF” antes de θ, κ, ξ, π, σ, τ, ψ e no final da palavra. É raro encontrar esse ditongo.
  • ου: veja que, no alfabeto grego, não existe a vogal “U”, para fazer som de “U”, escrevemos ômicron (ο) + ípsilon (υ) = ου (“U”).
  • ωυ: a única vogal do alfabeto que, junto com o ípsilon, não forma um som diferente é o omega (ω), ω + υ = “OI”.
  • αι = e
  • ει = i
  • οι = i
  • caso se deseje assinalar pronúncia separada nos encontros vocálicos, usa-se o trema, como por exemplo, em “αρχαϊκός” (pronúncia = arkhaikós).

– Existem palavras com consoantes duplas, como λλ, μμ, ρρ, σσ, κκ, mas a pronúncia não muda.

– No grego moderno, acentuar as palavras é muito mais fácil que no português. Primeiro porque só há um tipo de acento, o acento agudo (´), segundo porque todas as palavras levam o acento agudo na sílaba tônica, menos os monossílabos átonos. Se uma palavra está escrita toda em maiúsculas, não leva nenhum acento.

– Note que no alfabeto grego não existe a letra “B”, nem a letra “D”, nem uma letra que tenha o som do nosso “GU”. Como então podemos escrever esses sons em grego? Usando dígrafos, veja:
a) para escrever o “B”, escreva mi (μ) + (π) = μπ = “B”
b) para escrever o “D”, escreva ni (ν) + taf (τ) = ντ = “D”
c) para escrever o “G”, escreva o gama (γ) + gama (γ) ou gama (γ) + kapa (κ) = γγ / γκ = ng

Dependendo da região, as pessoas pronunciam ng ou só o g. Tanto faz. Por exemplo, “lua” em grego se diz “φεγγάρι”, que podemos ler como “fengári” ou “fegári”.

Ou seja, para se obter a bilabial sonora (“B”), juntam-se as bilabiais nasal (“M”) e surda (“P”). Da mesma maneira, para obter-se a linguodental sonora (“D”), juntam-se as linguodentais nasal (“N”) e surda (“T”). Apenas no caso da gutural sonora (“G”), mas partindo-se da mesma lógica, o “gama” se nasaliza diante de outra gutural, seja sonora (o próprio “gama”) ou sonora (“kapa”).

– Algumas letras, como a “Sigma”, têm variantes no alfabeto grego (Σ σ ς). Sigma é a letra que representa o nosso S e ela é grafada de maneiras diferentes, dependendo da posição que ela ocupa na palavra:

  1. Sigma inicial (letra maiúscula): utilizada no início da palavra
  2. Sigma inicial ou medial (letra minúscula): utilizada no início e no meio
  3. Sigma terminal: só utilizado no final da palavra?
  4. Sigma lunado: pode aparecer em qualquer posição
1.
Σ
2.
σ
3.
V?
4.
ς

Fonte: http://www.girafamania.com.br/girafas/lingua_grego.html

About these ads
 
3 Comentários

Publicado por em Abril 28, 2011 in Ciência

 

3 responses to “Alfabeto grego

  1. Maria Randerly

    Outubro 12, 2011 at 7:24 pm

    Gostei muito.

     
  2. José Paulo Boffe

    Abril 3, 2012 at 9:32 pm

    tenho uma medalha presenteada por um conhecido ITALIANO, em formato de Cruz e tem as seguintes letras, gostaria de saber o significado da mesma, pois não consigo mais encontrar com ele.
    Z
    Φ Ω Σ
    Η
    na parte de traz esta escrito “PROSPIANO”
    1646 – 1996
    GRATO PELA AJUDA.
    J. Paulo Boffe

     
    • kaiosezzar

      Abril 3, 2012 at 9:46 pm

      Olá, J. Paulo Boffe… Grato pelo acesso ao blog.

      Entao, estes caracteres provavelmente está em Grego, no google tradutor
      dá p traduzir algumas letras por letras, mas ainda ficou vago p mim o
      significado. Creio que se vc tiver uma história sobre a medalha conseguirá
      desvendar algo. A palavra PROSPIANO está em italiano, provavelmente é o nome
      de alguem que foi titulado tb o nome de algum local.

      Eh uma aventura descobrir isto, assim que eu conseguir mais informações enviarei-lhe
      um email.
      Um grande abraço!

      Kaio Cesar Coreiro

       

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: