RSS

Cartilhas orientam sobre prevenção e cuidados em caso de enchentes

13 Abr


A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde publicou folders educativos para orientar moradores de áreas atingidas por enchentes e profissionais da saúde em contato com essa população. As doze publicações propõem medidas de cuidados e de prevenção úteis a quem precisa retornar à suas casas depois que as águas baixam. Nelas, há informações sobre prevenção à transmissão de doenças, manipulação adequada de alimentos e higienização, entre outros pontos. Além disso, abordam os cuidados que se deve ter com os aspectos psicossociais, oferecendo dicas simples de como lidar com os medos e as angústias, sentimentos que costuma acometer quem passa por situações de perigo, teve perdas patrimoniais ou de familiares.

Prevenção de doenças infecciosas respiratórias (Acesse o folder clicando aqui).
O folder orienta sobre os cuidados com os ambientes de uma casa ou de um abrigo para evitar doenças infecciosas respiratórias. As principais recomendações são manter o ambiente limpo e ventilado, as mãos sempre limpas e, em casos de tossir ou espirrar, proteger-se com lenço de papel ou com a dobra interna do cotovelo.

Tétano acidental (Acesse o folder clicando aqui).
Explica o que é o tétano acidental, como ocorre a contaminação, quais os sintomas da doença e o que fazer quando se acidentar e tiver uma lesão na pele. Como o tétano acidental é uma doença previnível, o folder orienta manter a vacinação em dia, a cada dez anos, e evitar lesões na pela por objetos contaminados usando luvas e calçados adequados.

Leptospirose: o que é e como prevenir (Acesse o folder clicando aqui).
O folder explica o que é a doença e como as pessoas se contaminam. Recomenda alguns cuidados para evitar a presença dos roedores. Orienta também como fazer a limpeza da casa que foi inundada e o correto uso do hipoclorito de sódio para eliminar a bactéria que transmite a leptospirose.

Orientações para prevenção de acidentes por animais peçonhentos pós-enchentes (Acesse o folder clicando aqui).
Numa situação de enchente, os animais peçonhentos também buscam abrigo em locais secos. Quando as pessoas têm de sair de suas casas por causa da inundação, esses animais podem buscar abrigo nestes locais. Por isso, há a necessidade de se tomar alguns cuidados ao voltar à residência, desde a segurança pessoal até como  proceder em caso de ser picado por um animal peçonhento.

Cuidados com a higiene pessoal em abrigos (Acesse o folder clicando aqui)
Orienta quanto à limpeza e higiene dos banheiros, a retirada periódica do lixo, o uso de álcool gel e destaca a importância da lavagem das mãos para prevenir doenças.

Manipulação de alimentos numa cozinha de abrigo (Acesse o folder clicando aqui).
Este folder orienta para os cuidado com os alimentos que tiveram contato com a água da enchente ou permaneceram por um período sem refrigeração; ensina o que deve ser descartado e o que pode ser consumido, desde que realizada a higienização adequada das embalagens ou dos produtos com hipoclorito.

Como proteger os alimentos na falta de energia elétrica (Acesse o folder clicando aqui).
Os alimentos prontos que ficaram por período prolongado sem refrigeração devem ser descartados. Os alimentos congelados que ficaram sem refrigeração devem ser avaliados para saber se é possível reaquecer ou se devem ser descartados. Os alimentos devem ser aquecidos até uma temperatura de 70º para garantir a eliminação dos micróbios perigosos e um consumo mais seguro.

Cuidado com os alimentos para consumo humano em situação de enchente (Acesse o folder clicando aqui).
Durante uma situação de enchente e depois dela é possível que os alimentos não estejam em condições adequadas para serem consumidos, exigindo-se, desta forma, alguns procedimentos básicos para garantir sua qualidade. Esse folder orienta sobre quais alimentos podem ou não serem consumidos caso tenham contato com água da enchente. Orienta, também, sobre a higienização dos alimentos e das embalagens para evitar problemas de saúde.

Cuidados com água para consumo humano (Acesse o folder clicando aqui).
A ocorrência de um desastre pode interromper o abastecimento da água para consumo humano pela rede pública ou contaminar poços individuais. Esse folder orienta os procedimentos de potabilização da água para consumo humano e dispõe de tabelas que orientam sobre o uso correto do hipoclorito de sódio para potabilizar a água para consumo humano.

Instruções para limpeza e desinfecção da caixa d’água (Acesse o folder clicando aqui).
Esse folder dá orientações passo-a-passo de como fazer a correta limpeza e desinfecção de uma caixa d´água que tenha tido contato com água da enchente.

Recuperação emocional (Acesse o folder clicando aqui).
Alguns sentimentos, como medo, angústia, crises de choro, são reações normais em pessoas atingidas por um desastre. Esse folder é dirigido a todas as pessoas que foram atingidas e dá algumas dicas de como superar esses sentimentos negativos, como desabafando com uma pessoa de confiança ou apoiando os seus vizinhos, não buscar apoio no álcool ou drogas ou se automedicando. A publicação também orienta sobre como lidar com as crianças, fazendo-as expressar seus sentimentos e envolvendo-as em atividades recreativas.

Cuidados básicos em situação de enchentes (Acesse o folder clicando aqui).
Contém um resumo de outros folders, lista as principais doenças decorrentes de uma enchente e orienta o que fazer caso apareça alguns sinais ou sintomas; destaca a importância da lavagem das mãos para a prevenção de doenças; os cuidados com a água e os alimentos; os cuidados pessoais durante a limpeza da casa; a proporção certa de água e hipoclorito de sódio para eliminar a leptospira, evitar presença de ratos ou lidar com animais peçonhentos; prevenir tétano acidental; e sobre os cuidados a serem tomados no retorno para casa. As tabelas orientam sobre o uso correto do hipoclorito de sódio para potabilizar a água de consumo humano, lavar frutas, verduras e legumes, lavar os recipientes para armazenamento de água, as embalagens de alimentos e utensílios domésticos, e os pisos e paredes que tiveram contato com a água da enchente.

Fonte: http://www.crfsc.org.br/jl/index.php?option=com_content&view=article&id=1359:cartilhas-orientam-sobre-prevencao-e-cuidados-em-caso-de-enchentes

Anúncios
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em Abril 13, 2011 em Saúde

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: