RSS

2 antivírus num PC

19 Abr
Já vi casos de amigos meus por possuírem 2, 3 antivírus, ou até mais, se achavam totalmente protegidos, mas na realidade tudo que eles estavam fazendo é conseguindo deixar seus computadores lentos. Muitas pessoas seguem a mesma linha de raciocínio e pensam “quanto mais, melhor”, um completo erro, e por isso, estarei explicando os motivos pelo qual essa atitude é no mínimo desnecessária. Estaremos falando aqui de antivírus e não de anti-spyware, ambos tem funcionalidades diferentes, por isso o que for falado aqui refere-se somente a antivírus.
Consequências da utilização de mais de um antivírus:
Desempenho
Quem já teve oportunidade de mexer em um computador sem acesso a internet, por sua vez sem necessidade de um antivírus, sabe o ganho de desempenho que se consegue sem a utilização do mesmo, infelizmente um software antivírus é necessário, dois ou mais é um completo desperdício.
Conflitos
Dependendo dos antivírus instalados, podem ocorrer conflitos entre os mesmos, imagine que o antivírus X considere a quarentena do antivírus Y uma ameaça, e visse e versa. E alguns casos podem ser pior. Um antivírus funciona como uma vacina, em uma vacina se tem fragmentos, ou o vírus enfraquecido, em um antivírus é parecido, ele possui fragmentos de vírus em seu banco de dados, e em comparação dos arquivos com esse banco de dados o antivírus define o que é o que não é uma ameaça, agora imagine se seu segundo antivírus “implica” com o banco de dados do segundo? Esta feita a confusão.
Banco de Dados
A maioria de antivírus possui um banco de dados similar, e na sua maioria, vírus antigos são detectados muito facilmente, porem vírus não são identificado, sendo assim, mais de um antivírus não lhe daria uma proteção em dobro, levando em consideração o fato da maioria dos antivírus (grátis) possuírem um banco de dados similar.
O que aparenta uma proteção pode ser uma “boa fria”, o melhor a se fazer, melhor que qualquer atitude que um antivírus possa tomar, é a pericia em relação a sites e documentos provenientes da internet e de mídias removíveis, utilizar mais de um antivírus é algo desnecessário.
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em Abril 19, 2011 em Tecnologia

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: