RSS

Simples coisas que ajudam a salvar o planeta

19 Abr

Você pode ajudar a salvar o planeta transformando-se em um viajante não-frequente… A poluição gerada pelos vôos aéreos contribui com apenas 3 a 4% de todos os gases de efeito estufa no mundo, mas é a fonte de possíveis problemas para a atmosfera terrestre que mais cresce. Então, da próxima vez que seu chefe sugerir uma viagem de negócios, sugira uma vídeo conferencia.

Você pode ajudar a salvar o planeta dizendo não às pontas de cigarro..Uma ponta de cigarro demora dez anos para se decompor. E além de sujar, as substâncias causam anualmente a morte de muitos animais que as comem sem querer. Já não está na hora de você parar de fumar?

Você pode ajudar a salvar o planeta usando menos o grampeador… Se cada um dos 10 milhões de funcionários de escritório utilizasse um grampo a menos por dia, seriam economizadas quase 100 toneladas de aço por ano. Se você se distanciou de alguém do trabalho, imagine a ponte que poderia construir entre vocês com esse material?

Você pode ajudar a salvar o planeta dizendo simplesmente “ NÃO” …Todos os anos mais de 50 milhões de árvores e 75 milhões de litros de água são utilizados para produzir mais de 7 milhões de toneladas de correspondências não desejadas. Desse total, mais de 40% vão par ao lixo sem nem serem abertas. Da próxima vez que uma empresa mandar algo assim para você, ligue e peça para tirarem você da lista!

Você pode ajudar a salvar o planeta usando o transporte público… Em cada percurso de 1,8 quilômetros o transporte público utiliza quase a metade do combustível consumido pelos carros de passeio e quase um terço do gasto pelas caminhonetes. O que você está esperando? O Ônibus? O trem? Fica esperto!

Você pode ajudar a salvar o planeta reciclando.. Se fossem colocados um ao lado do outro, os cartuchos de impressoras jogados no lixo em um ano poderiam dar a volta a terra. Mas você não precisa ir até a ponta do mundo para reciclá-los, não é?

Você pode ajudar a salvar o planeta trabalhando menos.. um computador que fica ligado durante a noite consome energia suficiente para imprimir até 10 mil copias. Será que isso é o fim das horas extras?

Você pode ajudar a salvar o planeta tirando o carregador da tomada… Se 10% dos donos de celulares do mundo tirassem os carregadores da tomada quando as baterias já estão carregadas, o consumo de energia seria equivalente à utilizada por 60 mil residências européias. Então, tire da tomada e comece a economizar energia. 

Você pode ajudar a salvar o planeta escrevendo…. Uma lapiseira de plástico média pode levar até mil anos para se decompor ao ser jogada no lixo. Então, coloque grafite e continue escrevendo, escrevendo, escrevendo…

Você pode ajudar regulando seu ar condicionado… Subir o termostato apenas 1,5ºC no verão e baixar 1,5ºC no inverno pode economizar mais de 400 kilos de emissões de CO2 por ano. Use um ventilador em vez de ar condicionado para não sentir calor. E se sentir frio, vista um casaquinho antes de aumentar a temperatura.

Você pode ajudar comprando produtos da estação… Frutas e verduras fora da temporada custam combustível, energia e embalagem para chegar às suas mãos. Um kiwi colhido na Nova Zelândia e vendido no Reino Unido, por exemplo, gera cinco vezes o peso em emissões de CO2.

Você pode ajudar comprando produtos em embalagens reutilizáveis e recicláveis… Escolha os produtos que usam menos embalagens e que com embalagens que podem ser recicladas ou reutilizadas. Melhor ainda: compre produtos feitos com material reciclado e que possam ser reutilizados e reciclados de novo.

Fonte: http://diariodebiologia.com/category/pequenas-coisas-que-salvam-o-planeta/

Anúncios
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em Abril 19, 2011 em Dicas

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: