RSS

Dicas primeiros socorros na estrada

21 Abr

Como proceder:

  • Se você não souber como socorrer uma vítima, o melhor a fazer é chamar uma ambulância e esperar ao lado dela até que chegue ajuda especializada.
  • Não remova a pessoa em nenhuma hipótese. Se ela tiver lesionado a coluna, qualquer movimento equivocado poderá trazer consequências irreversíveis.
  • Não faça massagem cardíaca a não ser que você tenha sido devidamente treinado. E, mesmo assim, se houver alguma fratura no tórax, a pressão no peito pode matar.
  • Nunca dê nada de comer ou beber a uma vítima, nem mesmo água – ainda que ela esteja com sede. Se a pessoa precisar ser opoerada, terá que estar em jejum. Além disso, o líquido pode fazê-la vomitar ou, ainda, ser aspirado para o pulmão.
  • Se a pessoa tiver sido perfurada por qualquer objeto ou pedaço de ferragem, nunca tente retirá-lo. Isso aumentaria a hemorragia, sem contar o risco de ferir tecidos que até então estavam intactos.
  • As chances de sobrevivência de uma pessoa com parada cardíaca depois de um acidente de carro são muito pequenas. Portanto, procure ser frio e, se houver mais de uma vítima, atenda primeiro aquelas que estão conscientes.

Quando não fazer nada

  • Não se deve movimentar o acidentado se há suspeita de lesão de coluna. Tenha sempre em mente essa possibilidade em vítimas inconscientes, quando houver trauma no crânio ou acima da clavícula. Ou, ainda, quando a vítima sentir dor no pescoço e se queixar de paralisia ou formigamento nas pernas ou braços.
  • Vale repetir: não mexa em vítimas inconscientes. Até mesmo médicos treinados ficam impotentes nessas situações se não tiverem os instrumentos necessários. Apenas chame uma ambulância.

Ao assistir a um acidente

  1. Sua segurança deve estar em primeiro lugar. Nunca pare o carro no meio da estrada – de preferência, estacione em um local longe do da batida.
  2. Sinalize a estrada para evitar que novos acidentes aconteçam.
  3. Preste atenção se existe algum veículo com substâncias químicas tóxicas ou inflamáveis por perto. Caso haja, nem se aproxime.
  4. Observe a cena para poder informar exatamente o que esta acontecendo. As informações que você dará poderão determinar o destino das vítimas. Veja quantas pessoas estão envolvidas, se há passageiros arremessados ou presos no carro, se há alguém morto ou inconsciente. Isso permitirá ao serviço de emergência enviar o socorro mais especializado possível.
  5. Isole a área para manter os curiosos longe.
  6. Só então tente ajudar, dependendo de suas habilidades.

Para socorrer uma vítima

  1. Fale com a pessoa para verificar se ela está consciente, mas sem tocá-la. Há sempre o risco de traumas na coluna.
  2. Se ela não responder, veja se suas vias aéreas estão desobstruídas, aproximando-se dela para checar sua respiração.
  3. Se possível, coloque apoios ao lado da cabeça para impedir que ela se mova.
  4. Caso haja algo bloqueando a passagem de ar, envolva sua mão num saco plástico ou pano limpo e tente retirar da boca da vítima o que quer que seja. É comum que pessoas nessa situação tenham vomitado, por exemplo. Também pode haver uma prótese dentária ou mesmo a própria língua.
  5. Se houver sangramento, estanque-o com a mão envolvida num saco plástico ou num pano (camiseta, toalha ou faixa de gaze), de preferência limpo.
  6. Tente elevar a parte do corpo que está sangrando acima da linha do coração (mas cuide para não movimentar a vítima com suspeita de lesão na coluna!)

ATENÇÃO!

Não faça torniquetes. Isso interrompe a circulação e pode agravar o quadro.

Melhor prevenir…

  • Prefira viajar durante o dia
  • Respeite a sinalização das ruas e estradas
  • Nunca exceda os limites de velocidade
  • Verifique as condições do carro antes de qualquer viagem
  • Verifique também o suporte para a cabeça. Ele é o principal aliado para proteger a coluna cervical, impedindo o efeito chicote das freadas bruscas
  • Crianças só devem andar de carro no banco trazeiro, com cinto de segurança apropriado ou em cadeiras de segurança específicas para sua faixa de idade
  • Se estiver chovendo, diminua a velocidade
  • Nunca dirija sob o efeito de bebidas alcoólicas ou drogas. O álcool está envolvido em 30% a 50% dos acidentes em estradas.

Como colocar o cinto de segurança

Só ele pode diminuir a mortalidade em acidentes graves. Nunca deixe de usá-lo, mesmo se estiver grávida. As crianças no banco trazeiro também devem estar protegidas.

  • Coloque a parte de baixo do cinto bem em cima dos ossos da bacia. O uso inadequado favorece lesões.

TELEFONES DE EMERGÊNCIA

  • Corpo de Bombeiros – 193
  • Polícia Rodoviária – 190
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – 192

O que diz a lei

Veja abaixo as penas que devem ser aplicadas aos motoristas que provocarem acidentes com vítimas, de acordo com o Código Nacional de Trânsito em vigor desde 1998.

  • Se o motorista prestar socorro às vítimas, não será preso em flagrante
  • O motorista que praticar lesão corporal culposa (sem intenção), terá a pena de 6 meses a 2 anos de detenção e suspensão da carteira de habilitação
  • O motorista que conduzir sob efeito de álcool ou outras substâncias alteradoras da consciência, terá pena de 6 meses a 3 anos de detenção e suspensão da carteira de motorista
  • O motorista que cometer homicídio culposo na direção do veículo, terá pena de 2 a 4 anos de detenção e suspensão da carteira de motorista
  • O motorista que cometer homicídio culposo e estiver embriagado ou drogado, não possuir habilitação, atropelar uma pessoa na faixa de pedestres ou calçada, deixar de prestar socorro ou estiver conduzindo veículo coletivo de transporte de passageiros, terá pena de 4 a 8 anos de detenção e suspensão da carteira de motorista.

As penas podem ser agravadas se o motorista…

…estiver conduzindo um veículo sem placas, com placas falsas ou adulteradas
…provocou danos para duas ou mais pessoas

Fontes: Guia de Primeiros Socorros

http://vidasaudavel.powerminas.com/category/primeiros-socorros/

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em Abril 21, 2011 em Dicas

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: