RSS

Causas do descontrole financeiro

27 Abr

O descontrole financeiro, segundo pesquisa do Telecheque em Janeiro de 2010, foi citado por 64,22% dos entrevistados como motivo da sua inadimplência. Com isso, iremos abordar as cinco causas do descontrole financeiro citadas pelo consultor Wellington Moreira em suas palestras e como podemos evitá-las para ter uma vida financeira mais saudável. Abaixo segue o vídeo de parte da palestra do consultor Wellington Moreira falando sobre as cinco causas do descontrole financeiro:

Como evitar o descontrole financeiro? No vídeo acima vimos quais são as causas dele. Abaixo falaremos, de maneira prática, como evitá-los. Assim, além de diminuir significativamente a possibilidade de você se descontrolar financeiramente, você estará mais estruturado para caminhar em direção a sua Independência Financeira.

1 – Indisciplina no controle

A maneira mais prática de lidar com a primeira causa do descontrole financeiro é ter um gerenciamento financeiro. Sabendo para onde esta indo o seu dinheiro você aumentará o gerenciamento sobre ele e assim poderá verificar possíveis “furos” em seu orçamento que, posteriormente, o levarão ao descontrole financeiro.

Apesar de ser uma tarefa que necessite tempo, ela é de essencial importância para ter um controle sobre o seu dinheiro e sobre o seu futuro financeiro, pois analisando as suas planilhas de controle financeiro você pode pré-definir a sua futura situação financeira e começar a agir para melhorá-la.

Existem diversos sistemas de gerenciamento financeiro que você pode utilizar para eliminar a sua indisciplina no controle, o blog.financeiramenteinteligente.com indica o FinanceDesktop, pois é um gerenciador financeiro completo, prático e além tudo, gratuito.

2 – Padrão de vida elevado

Através da análise da sua planilha de gerenciamento financeiro você poderá verificar outras causas do descontrole financeiro, como o padrão de vida elevado, ou seja, quando os seus gastos são próximos ou maiores que os seus ganhos.Essa é a maior causa do endividamento das pessoas, pois como não controlam seu dinheiro, não consegue perceber o seu padrão de vida elevado e assim acabam com pouco ou nenhum dinheiro sobrando no final do mês. A situação financeira dessas pessoas pioram ainda mais quando são agregadas ao padrão de vida elevado as compras por impulso, os gastos sazonais e despesas extraordinárias e uma perda de emprego inesperada,  as outras três causas do descontrole financeiro.

Uma das melhores maneiras de baixar o padrão de vida elevado é eliminando ou diminuindo o máximo que puder as suas despesas “fixas”, que são despesas com combustível, transporte, casa, alimentação e os demais gastos fixos mensais. Fazendo isso você também estará mais protegido das outras 3 causas do descontrole financeiro, pois as compras por impulso não terão tanto impacto sobre o seu orçamento, você terá dinheiro para lidar melhor com os gastos sazonais e despesas extraordinárias e poderá poupar mensalmente para formar um montante de dinheiro necessário para viver por alguns meses casa haja um desemprego.

Vimos que a causa do padrão de vida elevado muitas vezes desencadeia as demais outras causas do descontrole financeiro. Com isso, dedique tempo para lidar com o seu padrão de vida elevado e seus gastos fixos para ter uma vida financeira mais saudável.

3 – Compras por impulso

As compras por impulso são outra causa do descontrole financeiro. Lidar com elas não nada fácil, pois elas agem no psicológico, mas colocando em prática os exercícios das duas causas anterior você já estará mais próximo de eliminar essa causa do descontrole financeiro.

Além disso, existem maneiras de lidar diretamente com as compras por impulso, uma das mais eficientes que conheço é após querer comprar um produto, você sair para fazer outra coisa e só depois tomar a decisão, assim você conseguirá sair da situação e ver se realmente é importante comprar aquele produto. Um bom exemplo desse exercício na prática é quando você ir ao shopping, deixar o cartão de crédito no carro, você irá se surpreender com quantas compras irá desistir enquanto ir buscar o seu cartão de crédito no carro.

4 – Gastos sazonais e despesas extraordinárias

Geralmente são nos gastos sazonais e nas despesas extraordinárias (como depesas inesperadas com o carro ou casa) que as pessoas fazem as suas dívidas, pois não tem dinheiro disponível no momento devido ao padrão de vida elevado. Para lidar com essa causa você deve colocar em prática os exercícios da causa 2 e 5 do descontrole financeiro e/ou poupar um dinheiro mensalmente para esse tipo de despesas. Se prepare para elas, pois se não elas irão lhe pegar de surpresa.

5 – Falta de provisões

Como falado no vídeo, a causa falta de provisões é devido a uma perda de emprego inesperada. A solução prática para essa causa do descontrole financeiro é poupar mensalmente um dinheiro para deixar reservado caso ocorra isso. Essa reserva deve ser grande o suficiente para manter os gastos da sua família por seis meses caso haja uma perda de emprego.

Nesse artigo falamos sobre as cinco causas do descontrole financeiro e como você pode evitá-las e ainda assim se estruturar para caminhar em direção a Independência Financeira. É muito importante colocar os exercícios em prática para evitar o descontrole financeiro e melhorar a sua vida financeira. Se você quer saber mais como ter uma vida financeira mais saudável, veja o artigo “3 passos para endireitar a sua vida financeira“.

Fonte: http://blog.financeiramenteinteligente.com/as-5-causas-do-descontrole-financeiro/

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em Abril 27, 2011 em Dicas

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: