RSS

Os 10 erros que você pode evitar numa entrevista de emprego

14 Maio
  • Achar que a entrevista é só formalidade: eu já passei pela experiência de ter de deixar de fora um candidato que já considerava aprovado, pela análise do currículo e outras avaliações prévias, porque ele não levou a sério a entrevista. Outra situação comum é que um candidato que não se destacou muito nas fases preliminares pode brilhar na entrevista, alterando a ordem de classificação e garantindo a vaga – e aí o cidadão que tinha o melhor currículo mas não conseguiu mostrar tanto a sua aptidão na entrevista acaba indo para o banco de talentos.
  • Falar mal: do antigo emprego, do ex-chefe, da equipe atual, do governo, do time… Além de potencialmente mostrar um comportamento que os entrevistadores “tradicionais” costumam classificar negativamente (às vezes com razão), você corre o risco de ofender alguma sensibilidade pessoal do entrevistador – o que não deveria prejudicá-lo, mas na prática é um risco sério a considerar.
  • Não fazer a lição de casa: é essencial chegar para a entrevista sabendo tudo que estiver ao seu alcance sobre a natureza das atividades da empresa e da vaga, e continuar coletando dados no local da entrevista, até o momento em que ela começar – tudo o que você souber pode ajudá-lo a decidir que aspectos sobre você devem ser mostrados com mais destaque aos entrevistadores, para ajudar a convencê-lo de que você é o melhor para a vaga.
  • Dar muito espaço para a timidez ou a modéstia: não exagere no seu “show de talentos” para os entrevistadores, mas também não se feche em copas: você precisa mostrar o que o seu currículo não diz, além de confirmar o que ele diz.
  • Tagarelar: uma entrevista bem-sucedida pode ser bastante parecida com um bate-papo, mas este bate-papo precisa ser conduzido pelo entrevistador. Você pode exibir sua iniciativa e seu talento de comunicador, mas tanto quanto possível faça isso respondendo as perguntas.
  • Acelerar o seu lado: em algumas entrevistas existe abertura para o candidato perguntar sobre salário, plano de carreira, horários, benefícios… Mas tenha sensibilidade, e não coloque estes assuntos na frente dos interesses do entrevistador: durante a entrevista, o seu principal interesse é garantir que os interesses dele sejam satisfeitos! Mas fazer perguntas é bom: não esqueça de estar preparado para fazer algumas sobre a natureza da atividade, da equipe, ou do mercado. De preferência, faça-as antes de perguntar dos assuntos que o interessam pessoalmente.
  • Desânimo: Não apareça com cara de “mais uma entrevista de uma longa série em que fui rejeitado”. Capriche na educação, na empatia, e na atenção – inclusive com os demais candidatos, sempre pode haver alguém observando. Eu, como entrevistador, sempre faço questão de passar algum tempo na sala de espera.
  • Não estar preparado para as perguntas mais comuns: entrevistas “tradicionais” seguem um script conhecido, que você deve conhecer. Responder “errado” em alguma das desagradáveis pegadinhas padronizadas é uma razão tola para perder a vaga. Leia: Entrevista de emprego: perguntas e como responder e Entrevista de emprego: perguntas e como responder – parte 2 – e nunca mais tenha dúvida na hora de responder o que você não gostava no seu emprego anterior!
  • Respostas decoradas: este é o reverso da medalha do erro acima. Suas respostas têm que ser verdadeiras e precisam parecer espontâneas. Além de não achar que a entrevista é só formalidade, você também não pode achar que ela é um teatrinho em que “eles fingem que perguntam e eu finjo que respondo”.
  • Mentir: além de moralmente errado, não vale o risco. Ser descoberto, mesmo na mentirinha mais inocente, geralmente é suficiente até mesmo para remover a sua ficha do banco de talentos, ou marcá-la como indisponível para processos seletivos futuros.
 
2 Comentários

Publicado por em Maio 14, 2011 em Dicas

 

2 responses to “Os 10 erros que você pode evitar numa entrevista de emprego

  1. Thiago Luccarini

    Agosto 20, 2011 at 1:37 pm

    Boa Tarde!

    Trabalho na area fiscal / tributária tenho encontardo diversas oportunidades de emprego, na area a qual trabalho, porém anão consigo ser contarato por conta dos entrevistadores.
    Em tres entrevistas que passei e naão fui aproavado os entrevistadores que na maioria das vezes são mulheres desconhecem total a area fiscal e fazem prguntas desconexas com a realidade vivenciada na area.
    Outra observação é claro que isso faz parte do processo da empresa, amas tenho colegas que conseguiram avaga na mesma empresa que eu não consegui, porém estes meus amigos tem experiencia inferior a minha e simplismente se deram bem na entrevista.
    Como devo lidar com isto sabendo do meu potencial.

     
    • kaiosezzar

      Agosto 20, 2011 at 2:04 pm

      Caro Sr. Thiago Luccarini. É com muita satisfação que comentamos sua observação.
      De fato há uma contradição no que se diz respeito às pessoas que fazem parte de uma área
      mas nao são qualificadas pra estar ali. Tomamos como exemplo os entrevistadores que
      você “visitou”. Provavelmente vc nao foi aprovado por nao ter conseguido passar pra eles
      o que eles querem ver em vc logo naquele curto espaço de tempo de entrevista. Infelizmente
      a realidade é essa, tb pessoas que entrenvistam nao conseguem ter este olhar de perceberem o alem
      daquilo que existe naqueles 40 min da pessoa, e que, provavelmente, vc soh nao conseguiu o cargo por
      nao conseguir passar de forma sintetizada o que eles querem. Competencia vc me parece que vc tem,
      mas fica evidente que temos que mexer os “pauzinhos” e agir de outra forma na hora da entrevista.

      Espero que eu tenho conseguido te acrescentar algo.

      Obs.: Nao tenho experiencia com entrevistas, sou universitário,
      ainda nunca fui entrevistado durante meus 22 anos de vida,
      mas de uma forma crítica eu tento entender este seu lado.
      Abraços.

      Kaio Cesar

       

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: