RSS

Algumas religiões e suas definições

23 Maio

Veja um pouco sobre cada religião listada abaixo:

Budistas

Buda é o nome que foi dado a um jovem chamado Gautama e que se tornou o fundador da religião budista. Buda, que significa “cheio de iluminação’, viveu no  século VI a.C, ou, aproximadamente, há 2.500 anos. Em determinada altura, quase um terço da população mundial era budista.

O budismo é a principal religião do Sri Lanka, da Ásia Central, Oriental e Sudeste. Esta religião ensina que o segredo da vida é o amor fraternal, que o egoísmo está no centro da miséria do mundo e que pode ser erradicado por um sistema conhecido como “oito passas ligados”.Estes são: 

1. Crenças corretas. 

2. Esforços corretos. 

3. Pensamentos corretos. 

4.  Ideais corretos. 

5. Obras corretas.

6. Ações corretas. 

7. Maneira correta de ganhar a vida. 

8. Meditação correta.

O  segredo da vida é o amor. Apenas o amor pode banir o ódio. Amar os próprios inimigos é a jóia da vida. O objetivo final da vida é o Nirvana, um estado de perfeita paz e amor.

Os budistas vêem Deus como um Ser impessoal; vêem Jesus Cristo simplesmente como um Deus-homem; vêem a salvação como uma consciência cósmica de paz e amor sem nenhuma identidade pessoal e a justiça alcançada pelas boas obras.

  Católicos  

A Igreja Católica Romana tenta estabelecer a sua origem nos tempos do Novo Testamento, creditando que Pedro foi o primeiro Papa. Interpretando as palavras de Jesus: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja..” “dar-te-ei as chaves do reino dos céus  (Mat. 16:18,19), como prova de que foi dada ao Papa autoridade divina, a Igreja Católica Romana toma a posição de que a autoridade da Igreja é superior à autoridade da Bíblia.

A Bíblia, como é interpreta­da pela Igreja e compreendida pelos sacerdotes, deve ser misturada com a tradição da Igreja para se chegar à verdade. Os ensinos dos Concílios da Igreja, através dos séculos, as encíclicas e decretos do Papa, formam a base para a verdade.

Há aproximadamente 926 milhões de católicos no mundo, 18,5% da população mundial. Considerando que apenas 32% da população mundial é cristã, o catolicismo é uma força político-religiosa dominante. Aproximadamente um em quatro habitantes dos Estados Unidos é católico (53 milhões de católicos americanos).

Os hindus 

Os hindus derivam o seu nome de Indostão, urna palavra persa que significa a terra dos Indus ou Hindus. Este nome era muitas vezes aplicado a toda a península da Índia.

Os homens hindus distinguiam­se, muitas vezes, pelos seus compridos e fluentes turbantes, enquanto que as mulheres eram caracterizadas pelos seus coloridos “saris”.

Tradicionalmente os hindus têm sido divididos em quatro castas: os Bramanes, os Kchatriyas, os Vaicyas e os Sudras. Os que não pertencem a nenhuma destas castas são chamados “os intocáveis”!  Lutas tribais entre castas é muito comum.

A casta Bramane é considerada a mais elevada, a mais inteligente, superior. O casamento, associações íntimas, negócios ou sociedades entre membros de castas diferentes são totalmente proibidos.

Os hindus acreditam que: 

1.  Deus é um ser impessoal, presente em todo o lugar. São, por conseqüência, panteístas.

2.  A salvação final virá através da purificação, por meio de atos ou obras justas ou boas.

3.  A reencarnação ou uma série de mortes e nascimentos até que uma pessoa atinja o ciclo da perfeição, chamado karma.

4.  Jesus foi apenas um bom homem, um mestre iluminado ou profeta.

5.  As antigas escrituras indianas como a Bagda Vita, são de qualidade superior aos ensinos morais da Bíblia.

6.  A essência da vida consiste em desenvolver o “deus interior” até atingir um estado de perfeição moral.

Islamismo 

A religião islâmica é uma das que mais crescem atualmente. O número dos seus adeptos em todo o mundo é calculado em mais de 800 milhões.

Fundada por Maomé nos início do séc. VII, a fé islâmica salienta a necessidade de uma total obediência ao único Deus, Allah. A palavra Islão vem da raiz de um vocábulo que significa entregar-se, submeter-se alguém a Deus, renunciando a qualquer outro objeto de adoração.

A idéia de paz está associada à raiz arábica salam. As obrigações religiosas básicas, chamadas os pilares do Islamismo, são cinco:

  1. 1  Pronunciar Shahada,ou testemunhar: “Não existe outro Deus além de AlIah e Maomé que é o seu profeta”.
  2. 2.  Proferir a oração ritual Salat a pronunciar cinco vezes ao dia (de manhã, ao meio-dia, à tarde, ao pôr do sol e à noite), com o rosto voltado para Meca, o lugar em que Maomé nasceu.
  3. 3. Entrega de uma oferta, Zalat ou uma taxa percentual fixa cobrada pelos governos islâmicos aos fiéis.

4. Um jejum durante o mês de Ramadan.

  1. 5. Hajj ou uma peregrinação à Meca pelo menos uma vez na vida.

O  islamismo aceita o Corão como sendo a inalterada e literal mensagem de Deus. Estabelece a sua origem em Abraão que terá oferecido Ismael como o filho da promessa em vez de Isaque.

Traçando a sua linhagem através de Abraão, Moisés e João Batista, defende que Jesus foi simplesmente um profeta. O Islamismo está mais perto do Judaísmo e do Cristianismo do que qualquer outra grande religião no mundo.

Os maometanos proclamam que o Judaísmo falhou e que o Cristianismo se tornou espiritualmente corrupto; por isso, Deus suscitou o profeta Maomé para reformar a religião apóstata.

Judeus

 O   coração de Cristo suspira pela nação judaica. Jerusalém é a cidade sobre a qual Jesus chorou (Luc. 19:41 ).Através dos séculos, a nação judaica tem sofrido profundamente.

Fatos-chave na História dos antigos judeus: 

1. Abraão foi chamado por Deus para ser o pai espiritual de Seu povo. (2.000 a.C.) (Ver: Gên. 12:1-9).

2.  Escravidão egípcia (Aproximadamente 1.875 a.C. a 1.445 a.C. – 430 anos) (Ver: Exo. 12: 40 Gál. 3:17)

3.  Moisés liberta Israel da escravidão egípcia (século XVI a.C).

4.   Davi e o período mais glorioso da história de Israel. Durante o tempo de seu reinado fez os preparativos para a construção do templo e Salomão, seu filho, executou-a (1.000 a.C.).

5.   Nabucodonosor atacou Jerusalém. Muitos dos jovens inteligentes hebreus, incluindo Daniel, foram levados em cativeiro (605 a.C).

6.   O cativeiro de Babilônia (605 a.C a 535 a.C.) (Ver: Dan. 9:1,2;2 Crôn. 36:21).

7.   Ciro derrotou a Babilônia e autorizou que os israelitas regressassem em liberdade ao seu país (538 a.C).

8.   Destruição de Jerusalém por Tito (70 d.C.).

O Judaísmo hoje:

O Judaísmo de hoje pode ser dividido em quatro grupos principais.

1.      Judeus Seculares – Ponto de vista ateístico. Judeu por nascimento e descendência.

2.      Judeus Liberais -Vistas largas em relação observância do sábado bíblico, dias de festa, tradições e, em geral, não seguem o regime alimentar dos judeus.

3.      Judeus conservadores – Judeus conserva­dores moderados.

4.      Judeus ortodoxos – Ultra-rigorosos, extremamente conservadores, em relação à comida, ao vestuário, à observância do sábado e às festas judaicas sionistas militantes.

Existencialistas  

 O   Existencialismo é a ativa prossecução dos valores materialistas na vida ou uma concepção filosóficas que ignora Deus.

Exprimindo em termos negativos: o Existencialismo é a falta de qualquer evidência aparente, interesse visível em Deus, na Bíblia, na religião ou nos valores espirituais. O estudo da Bíblia, a oração, a freqüência à igreja e as atividades religiosas são, em geral, sem importância.

O dinheiro, a moda, as coisas materiais, o álcool, as drogas, o sexo e os desportos tomam o lugar de Deus na vida dos existencialistas. A divisa dos existencialistas é inspirada na frase: “goza a vida o mais que puderes”

 Mórmons

 O  fundador desta igreja, Joseph Smith asseverou que, na primavera de 1820, teve uma visão na qual ele viu Deus e Jesus Cristo. Foi-lhe dito para não se juntar a nenhuma igreja, mas que devia fundar a igreja de Cristo na sua plenitude.

Smith também afirmou que em setembro de 1823, um anjo que se identificava como Moroni lhe apareceu para dizer que havia um livro enterrado na colina de Cumora cerca de seis quilômetros de Palmyra, Nova Iorque, o qual continha a história dos primitivos habitantes. No dia seguinte, Smith, supostamente encontrou o livro, embora não tivesse permissão para abri-lo até 1827, quando finalmente o fez, traduzindo-o.

Os ensinamentos nele inseridos, somados às citadas visões, constituíram-se na base para o conteúdo do Livro dos Mórmos. Smith escreveu ainda outras duas obras: Doutrina e Concertos A Pérola de Grande Preço. 

Os mórmons são ativos, trabalham incansavelmente, são pessoas sóbrias, normalmente íntegras.

Os mórmons crêem que: 

  1. 1.  A Bíblia é a palavra de Deus apenas na medida em que é corretamente traduzida.
  2. 2.  O homem preexistia com Deus como alma imortal antes de ser criado. Uma das razões da criação foi criar corpos para essas almas.
  3. 3.  Deus alegrou-se quando Adão e Eva pecaram porque, assim, a terra poderia ser, agora, povoada.
  4. 4.  Existem almas imortais que vivem agora no mundo espiritual na companhia de Jesus, que lhes prega o evangelho.
  5. 5.  Realizam serviços batismais pelos mortos nos templos Mórmons.
  6. 6.  O casamento deve ser selado para eternidade em um templo Mórmon.
  7. 7.  Há três níveis de céu – O Celestial (para os mórmons fiéis); o Terrestre (para os mórmons me­nos fiéis) e o Telestral (para os outros, que serão ser­vos). Na essência, toda a humanidade receberá a vida eterna; no entanto, alguns tornar-se-ão servos de outros.

Alguns pontos a destacar:

 1. Os mórmons são fiéis dizimistas.

2.  Preocupam-se com a saúde, evitando o uso de álcool e de fumo.

3.  Defendem o conceito do dom de profecia na igreja de hoje.

4.  Acreditam no batismo por imersão.

  1. 5.  Defendem a idéia de que as organizações religiosas de hoje são a “Babilônia Caída” e que o Cristianismo necessita voltar aos ensinos do Novo Testamento.
 
5 Comentários

Publicado por em Maio 23, 2011 em Ciência

 

5 responses to “Algumas religiões e suas definições

  1. Leeeeeo s2 '

    Setembro 1, 2011 at 3:44 pm

    u_ú ponhaa maisn coisaaaaaa

     
  2. gleison dos santos lima

    Julho 18, 2012 at 5:01 pm

    oii esse buda e mais coisa de boa muitooo,
    eu quero demais faz esse…

     
  3. lais

    Agosto 14, 2012 at 11:07 am

    poe mais coisas vai ficar melhor

     
  4. tamarasouza

    Agosto 24, 2012 at 2:55 pm

    coloca outros ua😉

     
  5. fasta

    Março 7, 2014 at 7:55 am

    da ora

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: