RSS

O Brasil na visão de Hollywood

23 Maio

BIODIVERSIDADE
– Embora a Amazônia seja o bioma mais rico do mundo, lá não se encontra as formigas siafu que atacam Indiana Jones em “O Reino da Caveira de Cristal”, já que elas são típicas da África. O mesmo ocorre com os javalis que aparecem em “Anaconda” (que são originais da Europa e América do Norte) e com os babuínos que atacam The Rockem “Bem-Vindo à Selva” (eles são nativos da Ásia e da África).
– Segundo a série “No Ordinary Family”, a Amazônia também abriga plantas aquáticas capazes de modificar o DNA humano e conferir superpoderes. Já o trash “Lambada – A Dança Proibida” traz tribos indígenas incrivelmente americanizadas, que criaram o ritmo como forma de protesto contra o desmatamento (oi?).
– E para alguns filmes, esse contato com a fauna se estende a qualquer situação. Em “Feitiço do Rio”, uma macaco de estimação sobe tranquilamente no ombro de sua dona enquanto ela toma sol em Ipanema. Em “Brenda Starr”, Brooke Shields “esquia” em cima de dois jacarés.

GEOGRAFIA

– Na comédia romântica “Próxima Parada: Wonderland”, a protagonista é seduzida por um “típico” latin lover brasileiro, que canta bossa nova com um sotaque inexplicável e a convida para conhecer as belas praias… na cidade de São Paulo! O mesmo cara explica para ela que oferendas para Iemanjá são comuns na Região Norte. Mas pera lá! Essa parte do país, exceto pelos estados do Pará e Amapá, quase não tem mar (será que ele quis dizer nordeste?).
– Mas nenhum filme redesenha nossa geografia tão bem como “007 contra o Foguete da Morte”. A aventura do espião coloca as cataratas de Foz do Iguaçu na região central do Brasil e adiciona uma pirâmide maia (???) à nossa floresta amazônica.

IDIOMA
– Os filmes vivem errando nossa língua: para alguns deles, como “Stigmata” e “Brenda Starr”, falamos espanhol.
– Há também os que acham que falamos o português de Portugal. Mas aqui até que a confusão é aceitável: a maior estrela de cinema brasileira foi Carmen Miranda, que na verdade era portuguesa. E aí, dá-lhe sotaque Luso em “brasileiros” de filmes como “O Incrível Hulk” e “Próxima Parada”, e séries como “Alias”, “Lost” e “America’s Next Top Model”.
– Um caso estranho é o do filme “Amazônia em Chamas”, sobre o líder popular Chico Mendes. Embora o personagem, o cenário e a história fossem brasileiros, atores estrangeiros ocuparam os papéis principais. O resultado foi que todo mundo acabou chamando nosso herói de “Chicôu Mendéz”.

INTERCÂMBIO CULTURAL
– Para os gringos, os latinos devem ser todos iguais, porque em “O Campeão”, curtimos dançar um chá-chá-chá. Já para “Os Simpsons”, gostamos mesmo é de bailar a conga. Existe ainda uma música do Ricky Martin chamada “Spanish Eyes” que diz: “Conheci uma garota no Carnaval do Rio de Janeiro/ (…) E, entre quatro paredes, dançamos um tango”. Em “007 Contra o Foguete da Morte”, adoramos tirar uma sesta depois do almoço. E, finalmente, na canção “Lighter’s Up”, da rapper Li’l Kim, tomamos muitos mojitos na praia.

PREFERÊNCIA NACIONAL
Nenhum clichê brasileiro é tão difundido quanto a exuberância das nossas mulheres. Ao que parece, maior do que o apetite sexual e o despudor das brasileiras, só mesmo certa parte de sua anatomia…

– Em “Si Tu Vas a Rio Tu Meurs”, um dos personagens chega a apoiar uma caneca no bumbum de uma das figurantes. Já em Os Simpsons, a retaguarda das brasileiras serve até para ensinar o alfabeto às crianças. Em “Feitiço do Rio” (de novo?), todas as mulheres na praia, inclusive a Demi Moore, estão de topless.
– A música não escapa dessa. Em “International Love”, do rapper Chris Brown, um verso diz: “No Brasil, as bundas são anormais de grande/ E elas quicam, azuis, amarelas e verdes”.

Fonte: Mundo estranho (edição 111).

http://blog.maisestudo.com.br/o-brasil-segundo-hollywood/

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em Maio 23, 2011 em Mundo

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: