RSS

Algumas curiosidades sobre eletricidade

04 Jun

  • Quem descobriu a eletricidade?

Muitas pessoas atribuem  a Benjamim Franklin a descoberta da eletricidade. Você já deve ter ouvido falar que esse cientista empinou uma pipa num dia chuvoso com trovoadas. Até aí tudo bem, apesar do uso da pipa também ser controverso, mas alguns estudiosos afirmam que a eletricidade já era conhecida dos gregos e fenícios há muito mais tempo. A diferença que estes mais antigos tinham conhecimento da eletricidade estática. Experimente esfregar um pente em seu cabelo e depois disso colocá-lo sobre um monte de papel picado. Isso é eletricidade estática. O que Franklin fez foi associar um fenômeno da natureza ao fato de ele produzir luz, o que incentivou um interesse de vários outros cientistas.

  • O que é eletricidade?

Basicamente, é um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas, ou em movimento, e por sua interação. Sendo mais técnico, é a troca de elétrons entre  átomos.

  • Como se gera eletricidade?

Existem várias formas. Pode ser gerada pela força da água que movimenta turbinas (usinas hidrelétricas), pela queima de combustíveis fósseis  ou carvão (usina termoelétrica), pela força dos ventos (energia eólica), ou por fissão de elementos radioativos (usina nuclear). Independente da forma, sempre é produzido calor também. Elementos químicos combinados geram eletricidade também, vide o caso das pilhas e baterias.

  • Como a eletricidade chega até nossas casas?

Basicamente, o processo é dividido em 3 partes: geração, transmissão edistribuição. As usinas correspondem a geração da eletricidade. Depois disso, ela é transportada por longos caminhos através das chamadas torres de transmissão, até chegar as subestações  e ser distribuída pelos postes, pra enfim chegar às nossas casas. Geralmente no Brasil, empresas diferentes cuidam de cada processo.

Depois desses princípios básicos, vamos aos mitos que muitas pessoas ainda acreditam:

  • Metal atrai raio

Quem nunca ouviu da mãe, da avó, do irmão ou da irmã mais velha que não se deve segurar facas, tesouras ou qualquer outro objeto de metal nas mãos em dia chuvoso com trovoadas? Você até ficava com medo, mas à toa. Metal não atrai raio. Esse mito ganhou força devido aos para-raios. A ponta do para-raio favorece a descarga elétrica porque é feita de uma forma pontiaguda. Todo material metálico que tem esse formato naturalmente tende a ter maior concentração de cargas eletrostáticas. Por isso os raios preferencialmente vão cair neles, mais isso não significa que os atrai.

Se você quiser saber mais sobre para-raios, leia o artigo “Saiba um pouco sobre para-raios”.

  • Ter instalação em 220V em uma casa é melhor que ter em 110V

Algumas cidades do Brasil recebem o fornecimento de 220V, principalmente na região nordeste. Já no sudeste, a energia fornecida na maioria das cidades é de 110V. Isso aconteceu porque quando as empresas começaram a fornecer energia, não existia um padrão nacional de fornecimento. E, na realidade, pra fazer uma instalação em uma casa alimentada por 220V, o custo é um pouco menor mesmo, dependendo da área da residência,  pois a corrente elétrica será menor, proporcionando um menor diâmetro de fios. Mas o consumo de energia será o mesmo, pois esse fator é medido em KW/h (quilowatts/hora), ou seja, é levado em consideração o tempo de energia consumido, independente do valor fornecido.

 

  • Fios de cobre são os melhores pra conduzir eletricidade

Levando-se em conta o custo-benefício sim, mas o cobre não é o melhor condutor de eletricidade. O melhor é a prata, mas produzir fios com esse metal seria muito caro. Mesmo assim o cobre é utilizado em larga escala, por também ser um bom condutor.

About these ads
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em Junho 4, 2011 in Curiosidades

 

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: